Certificação Internacional

A Powercoaching representa oficialmente a International Coaching University (ICU) em Portugal. Fundada em 2012, a ICU nasce com o propósito de trazer padrões mais elevados de formação superior de pós-graduação na preparação de Coaches Profissionais bem como de todos os profissionais que pretendam incorporar o coaching no seu trabalho atual.

A ICU tem a sua sede em Londres e está presente em 11 países através de parcerias com as mais prestigiadas instituições de ensino. Em Espanha na ESEM, em França e na Suíça no IPAC, em Itália na Universidade Católica de Milão e em Portugal na Nova School of Business and Economics e na ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários.

Em Portugal a ICU conta também com as parcerias institucionais da Ordem dos Economistas, do Semanário Vida Económica, do Cecoa e do Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa. Conheça o vídeo de apresentação.

 

1. Enquadramento e objetivos gerais

Assente num modelo de aprendizagem experiencial e personalizado, o programa de Certified International Professional Coach fornece assim competências para potenciar o crescimento conjunto de colaboradores (na esfera pessoal e profissional) e organizações. Interação, aprendizagem e melhoria contínua são fatores-chave desta formação que integra sessões presenciais com profissionais internacionais de reputada experiencia na área, trabalhos individuais e em grupo e sessões de coaching individual com um coach profissional.

Com o Certified International Professional Coach, os formandos ficarão habilitados, após o exame final (8h), para exercer a atividade profissional enquanto Coach Profissional. Esta certificação é reconhecida pela associação ICPC – International Comunity of Professional Coaches (França).

 

2. Objetivos específicos

 

  • Promoção de formação na área de coaching de qualidade internacional;
  • Valorização da prática profissional do coaching;
  • Desenvolvimento de um perfil de profissionais na área do coaching com enfoque na capacitação de pessoas com forte orientação para os resultados: pessoais e dos clientes;
  • Obtenção da certificação/acreditação de Coach Profissional;
  • Reconhecimento do coaching enquanto profissão.

 

3. Conteúdos programáticos e percurso formativo

 

O programa de Certificação Internacional da ICU (314h) é composto por 128h de treino intensivo em sala, 178h de trabalho individuais, sessões de Coaching e 8h de exame final. No decurso da Certificação, terá a oportunidade de contactar com uma equipa de professores de prestígio internacional e de conhecer profissionais de várias áreas e nacionalidades.

  1. Introdução ao coaching (8 horas)
  2. Processo evolutivo pessoal (12 horas)
  3. Liderança pessoal e profissional (12 horas)
  4. Metodologia do coaching I (12 horas)
  5. Metodologia do coaching II (8 horas)
  6. A relação Coach/Coachee (8 horas)
  7. Comunicação eficaz (8 horas)
  8. A sessão de coaching (12 horas)
  9. Teoria fundamental do coaching (4 horas)
  10. Modelo de competências (12 horas)
  11. Teoria das inteligências (8 horas)
  12. Coaching e as neurociências (12 horas)
  13. Prática e mentoring (12 horas)
  14. Exame (8 horas)

 

 

4.  Metodologia

O modelo formativo utilizado é personalizado, centrado no formando e no desenvolvimento das habilidades necessárias para a práctica profissional enquanto Coach. Ao longo do percurso formativo, o formando vai desenvolver um importante trabalho pessoal e individual como base para a aquisição do conhecimento e da praxis do coaching, isto é, “learn by doing”.

  • 178 horas - Trabalho pessoal / grupo + sessões de coaching c/ profissional
  • 128 horas - Letivas
  •     8 horas - Exame final

 

5. Destinatários

 

 

  • Empreendedores
  • Empresários
  • Gestores
  • Quadros empresariais que pretendam adquirir técnicas e ferramentas de desenvolvimento pessoal e profissional de equipas de trabalho
  • Público em geral que pretenda obter uma certificação internacional de Coach Profissional

 

6. Requisitos

 

 

  • Registo de assiduidade não inferior a 80%
  • Realização de 100 % dos trabalhos solicitados durante a formação
  • Realização de 20 horas de peer coaching
  • Realização de 30 horas de práctica de coaching como coach
  • Realização e apresentação de PPT
  • Aprovação no exame final escrito
  • Aprovação da sessão de coaching do exame final
  • Aprovação da sessão de coaching gravada

 

 

7.  Trainers - A equipa

A Certificação da ICU é reconhecida pela ICPC - International Community of Professional Coaches e conta com um quadro de formadores profissionais com reconhecida experiência e contribuição para o desenvolvimento do Coaching a nível internacional. No decurso da Certificação, terá a oportunidade de estar em contacto com esta equipa de prestígio internacional.

 

_0004_enrique
Enrique Jimenez [ES]
Enrique Jimenez é licenciado em Teologia, Marketing e tem um Master em Marketing e Direção Comercial. É o CEO do Grupo Novafor e está ligado a inúmeros projetos e iniciativas no mundo do coaching. É Presidente da APCE - Asociación Profesional de Coaching de España e Vice-Presidente da AEECO - Asociación Española de Empresas de Coaching. É também o Presidente e fundador da ICU - International Coaching University.

 

_0003_sergio
Sérgio Almeida [PT] LinkedIn
Sérgio Almeida é formado em Engenharia Mecânica na F.E.U.P. Durante 11 anos foi Diretor Comercial em várias Empresas da Área Automóvel.É CEO e Fundador da Powercoaching e Vice Presidente da ICU. Foi Vice-Presidente da AECA – Associação Empresarial de Arouca e Diretor do CEDV – Conselho Empresarial do Entre Douro e Vouga onde reforçou a sua visão sobre a realidade empresarial da região e do país. Foi co-fundador da APCOACHING – Associação Portuguesa de Coaching. Orador Motivacional e Executive Coach, apoia as organizações na busca de um sucesso sustentável, alicerçado no equilíbrio e alinhamento das suas equipas e pessoas. É consultor especialista nas áreas de Liderança e Comunicação Organizacional, escreve no Semanário Vida Económica.  

 

_0002_yves
Yves Billiet-Prades [FR] 
Depois de fazer os seus estudos em Paris (BTS HVAC), Yves Billiet Prades continuou sua educação com um Bacharel em Farmácia e um MBA em gestão de negócios. Há mais de 15 anos que detém altos cargos em várias empresas multinacionais (Vivendi, Sanofi, BPF, ...) em França e na Europa, utilizando o coaching como uma ferramenta de desenvolvimento para si e para as suas equipas. Além de seu trabalho como consultor de empresas e trainer de coaching na ICU, Yves é Diretor do Mestrado em Marketing Farmacêutico na Escola de Comércio / Marketing ESEM, professor de Gestão de Operacional e Vice-Presidente da ICU - International Coaching University.

 

Fabricio Décio [IT] 
Fabrizio formou-se em Ciências Motoras na Universidade Católica de Milão e em Pedagogia na Universidade de Trieste. De 1994 a 2001 foi membro do Conselho de Administração da Companhia NASTRIFICIO Di Cassano e em 2001 fundou uma sociedade dedicada à gestão de negócios, a SAS Outsourcing. Foi o responsável pelas relações externas da Fundação Itália/China e em 2011, abriu em Itália a Novacoaching Internacional onde dinamizou inúmeros cursos. Desde 2011 dá aulas no Mestrado de Coaching Desportivo do Instituto del Deporte de Màlaga e em 2012 abraça a ICU - International Coaching University onde é atualmente Vicepresidente para a investigação e desenvolvimento.

 

Ricardo Cibrão [PT] LinkedIn
Ricardo formou-se em Gestão na Universidade da Beira Interior e tem uma Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e da Comunicação. Colaborou em diversas empresas na área do Marketing e da Comunicação para Vendas e teve a oportunidade de passar pelo banco SantanderTotta onde ganhou em 2003 o prémio “Melhor equipa comercial” em Portugal. Deu aulas em diversas instituições de ensino em áreas ligadas à Economia, à Comunicação e ao Coaching. Foi o fundador da Brilhante – Coaching & Excellence. Atualmente é Managing Partner na Powercoaching e Presidente da International Community of Professional Coaches.

 

_0001_nathalie
Nathalie Bertin [FR] 
Nathalie estudou na Université Paris X (PhD Economics) e dedicou mais de 15 anos da sua vida à investigação e à formação nas áreas da Gestão e das Relações Profissionais. Interessa-se particularmente nos mecanismos das relações interculturais, na auto-consciência (com suas normas e crenças) e nos valores culturais do sucesso, temas que depois trouxe para o mundo do coaching. Treino intercultural e coaching são as principais linhas da sua actividade, que exerce dentro do Itaca Human Development, uma empresa que ele co-fundou e dentro da ICU - International Coaching University onde é Vicepresidente na área académica.

 

Certificação em Coaching ICU