O DISC na avaliação do talento e comportamento

 

Flash interview a Ignacio Rubio, CEO da People Performance International

 

Quem é a People Performance?

A People Performance International desenvolve avaliações inovadoras que ajudam as pessoas, foi fundada em 2010, contudo as suas origens assentam em mais de quinze anos de experiência na avaliação e desenvolvimento de pessoas, potenciando o recrutamento e a gestão do talento. A empresa investiga continuamente para que as suas ferramentas se mantenham altamente inovadores e fáceis de aplicar quer na seleção de recursos humanos quer na gestão das equipas.

As nossas avaliações são orientadas para duas áreas específicas: Seleção e Desenvolvimento de pessoal. Destas, cerca de 70% são gerados no campo do desenvolvimento de indivíduos e de equipas, servindo de base para acompanhamento de processos de Coaching e de Formação, contudo a área de Seleção tem apresentado grandes índices de crescimento, especialmente devido aos novos módulos de “Mapas de Seleção” e de “Perfis de Posto” que permitem encontrar a pessoa certa para o lugar certo!

A plataforma foi criada de raiz para produzir avaliações altamente eficazes, atendendo às tendências dos mercados e às necessidades específicas das empresas. Hoje, oferecemos às organizações e profissionais, total simplicidades e autonomia na criação de processos de avaliação (sem necessidade de licenças, configuração de acessos ou tempos de espera por resultados). Todas as avaliações têm um formato modular que permite aceder, sem excesso de relatórios ou falta de dados, à informação que realmente interessa.

 

O Talento e o comportamento...

Peter Drucker disse: “O êxito na economia do conhecimento é alcançado por aqueles que se conhecem a si mesmos, as suas forças, os seus valores e a forma para darem o melhor de si próprios”. É interessante observar que perante uma mesma circunstância, pessoas diferentes reagem de forma diferente e tendem a reagir sempre de forma semelhante perante essas mesmas circunstâncias! A isso chamamos perfil de comportamento. Se não estamos conscientes das nossas tendências de comportamento, dificilmente seremos capazes de potenciar aquelas que contribuem decisivamente para o nosso êxito ou mesmo de corrigir aquelas que nos enfraquecem o desempenho.

Os nossos padrões comportamentais estão tão enraizados que só estando conscientes deles poderemos mudá-los ou substituí-los por novos padrões mais eficientes. Só pudemos criar estratégias de mudança quando sabemos o que precisamos mudar. Face a esta tomada de consciência temos em nossa posse todos os argumentos para mudar, traçando planos de ação que nos permitam assumir novas reações (padrões de comportamento) face a estímulos antigos.

Nas minhas conferencias costumo perguntar “Porque é que 90% das pessoas que leem Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, acaba por não alterar os seus próprios hábitos?”. A resposta é simples! Em primeiro lugar, não identificam os padrões de comportamento que estão na base desse hábito que querem mudar e depois ficam-se pelo conhecimento teórico sem treinar o novo hábito que querem incorporar!

Cada posto de trabalho requer comportamentos específicos ligados às competências a desempenhar nessa função. Quando o nosso perfil de comportamento está alinhado com as necessidades desse posto o nosso potencial de sucesso é muito maior, o talento individual de cada colaborador aparece quando o seu estilo comportamental é o adequado, promovendo assim uma maior satisfação pessoal e realização profissional.

 

Se tiver interesse nesta temática, clique aqui para ver detalhes sobre a certificação internacional em análise comportamental DISC que a People Performance International realiza em pareceria com a Powercoaching.

Comments are closed.